A Juventude Franciscana do Morada Nova (Fraternidade Imaculada Conceição, Teresina/PI), pôde vivenciar uma experiência de partilha, durante a realização da Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos, nesta sua quarta edição. Os Jovens com seu espírito franciscano e sua visão humanística do mundo, expuseram e debateram sobre as influências exercidas pela cultura capitalista difundida pelo mundo, na sua forma atual, que pode ser considerada dura e cruel: o Extrativismo Mineral.

Logo no início do projeto, a partir do segundo ano, a Brasil Ecodieselse esqueceu da mamona e iniciou outra atividade clandestina, a produção de carvão com a utilização da madeira nativa. Em três anos quase 50 mil hectares de terras virou carvão. Tudo com o aval do IBAMA e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Não há notícias de alguma ação do Ministério Público nesse crime.
Em dezembro de 2009 a empresa Brasil Ecodiesel encerrou as atividades no Piauí sem qualquer satisfação à sociedade. A fábrica em Floriano foi fechada e a fazenda Santa Clara(Canto do Buriti–PI), que foi implantada com o objetivo de produzir mamona foi abandonada. As terras doadas pelo Estado do Piauí estão em processo de negociação para serem vendidas ao INCRA.
A cidade de Gilbués é considerada um deserto vermelho, em virtude da vasta ação mineradora que contribui com a terrível desertificação, em busca de Diamante.Além do leito, as margens do Riachão também são alvo do garimpo. Nos locais conhecidos por Goianinha, Bom Jardim, Compra Fiado e Boqueirão os buracos são capazes de abrigar prédios de até 10 metros de altura.
Na propriedade Boqueirão, onde o trabalhador rural IzaldoNere Oliveira tem um pedaço de terra, a destruição é alarmante. "Foi tudo muito rápido. Quando a gente menos esperava começaram a chegar máquinas e abrir buracos em nossas terras. Destruíram as matas da beira do Riachão todinha, todinha. Depois que acabaram com tudo, foram embora sem dar satisfação", conta gesticulando indignado o agricultor. Segundo ele, a empresa limitou-se a informar que tinha autorização para garimpar ali.
Já em Teresina, evidenciamos a queixa da população local, acerca da alteração da qualidade das águas do Rio Parnaíba pelas atividades da cervejaria Ambev. A Agespisa (responsável pelo fornecimento de água) informou que foi necessário interromper por duas vezes o abastecimento de água em Teresina alegando contaminação do rio com elevados índices de cevada. Em contrapartida, a Ambev nega ter sido responsável pela contaminação da água.
Tomando como base os ideais Franciscanos, os jufristas formularam a imagem de uma sociedade mais justa com distribuição igualitária de recursos, onde não haveria concentração de riquezas, através do acúmulo desenfreado e capitalista, em detrimento dos menores e desfavorecidos.
Estes foram alguns dos aspectos abordados e trabalhados pela Juventude Franciscana, da Fraternidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Teresina-PI, na IV Jornada Franciscana pelos Diretos Humanos
Abraço Fraterno
Alan de Sousa Lira
Subsecretário Local de DHJUPIC
Nenhum comentário:
Postar um comentário