sábado, 14 de junho de 2008

13ª Caminhada da Fraternidade


A Caminhada da Fraternidade representa um ato de fé na vida e na humanidade” Pe. Tony

A caminhada da fraternidade teve início em 1995 com Pe. Tony Batista, neste período tinha acabado de ser lançado o coquetel contra o HIV, e o objetivo da caminhada era reunir o povo para demonstrar a sua fé e arrecadar dinheiro para ajudar os soros positivos a se tratarem. No dia 15 deste ano, será realizada a 13ª Caminhada da Fraternidade, um evento que já está agendado no coração dos Teresinenses e que representa, hoje, a maior manifestação de solidariedade do povo Piauiense.

Segundo o organizador do evento, Pe. Tony Batista, a Caminhada da Fraternidade representa um ato de fé na vida e na humanidade. Disse ainda, que esta manifestação, é um momento onde mais de sessenta mil pessoas comungam passo a passo, seus ideais de igualdade e solidariedade, manifestando a abrangência desse evento. Disse ainda que a Caminhada da Fraternidade não é sua e sim é de todos, é nossa é sua ,especialmente pra quem caminha do nosso lado, calejando seus pés por amor ao próximo e deixando seu coração bater no ritmo da fraternidade.

O Pe. Tony afirmou que essa caminhada se consagra como expressão maior da religiosidade e dos sentimentos da nossa gente. Ele disse que a caminhada deste ano será diferenciada das outras anteriores visto que quer reavivar a fé como nossa grande propulsora. Por isso o tema da Caminhada da Fraternidade será “Anda com fé, que a fé não costuma falhar”.

A campanha publicitária para a Caminhada da Fraternidade é uma iniciativa da ASA (Ação Social Arquidiocesana), entidade sem fins lucrativos, que desenvolve atividades que visa concretizar a sociedade sobre os diferentes problemas que afetam o país. A iniciativa procura a cada nova caminhada, envolver e incentivar pessoas para mudanças de comportamento, promovendo a valorização do ser humano, bem como incentivando ações que possam mudar o cenário de nosso Estado. A Caminhada da Fraternidade é uma bandeira de luta que nos une pelos atos de solidariedade, serviço e responsabilidade social. Serviços como o Lar da Fraternidade, Centro Maria Imaculada, Casa Frederico Ozanan, Projeto Periferia, Lar de Misericórdia e tantas outras ações voltadas para a promoção da vida, são movidos pela nossa participação neste ato de fé e solidariedade.

Segundo Pe.Tony, Teresina sempre soube participar e partilhar, dá grandes sinais de amor e a doze anos faz a Caminhada da Fraternidade, um gesto de amor e solidariedade, para os pequenos do nosso povo. Este ano, dia 15 de junho, fazendo coro aos apelos da Caminhada da Fraternidade queremos caminhar junto a todas as pessoas de boa vontade, de todas as cores e credos, pedindo a Deus o dom da paz, da tolerância e da convivência saudável com o diferente, queremos Solidariedade e Paz. Como todos os anos, voltaremos à avenida gritando contra todo tipo de exclusão, unindo cidadãos e cidadãs de bem na luta por uma cidade onde todos os seus moradores, em qualquer situação, sejam sempre acolhidos, respeitados, socorridos e amados.

A caminhada terá início ás 8:00 h do dia 15 de junho no adro da Igreja de São Benedito com a Celebração Eucarística. Após a Missa, inicia-se propriamente dita a caminhada em direção a Universidade Federal,na chegada haverá um momento lúdico para os caminhantes. Os kits da caminhada estão a venda em quase todas as paróquias da Arquidiocese, encontram-se ainda no Teresina Shopping, no Riverside, nos postos Magnólia e Jamily, nas livrarias Paulinas e Piauiense, no Lar da Fraternidade e no Edifício Paulo VI. O organizador da Caminhada da Fratenidade enfatiza que patrocinar a 13ª Caminhada da Fraternidade é seguir a voz do coração, diz ainda que conta com o apóio de homens e mulheres de boa vontade. Pede que todos vistam a camisa e ajude a outras pessoas a vestirem também essa camisa da fraternidade. Finaliza dizendo: Temos “fé que com sua força nossa caminhada será ainda mais bonita”.

Frei Israel/OFM

Nenhum comentário:



Notícias - Juventude Franciscana