sábado, 9 de maio de 2009

Realizado o Estudo das Fontes Franciscanas da FFB - Piauí

“O Filho de Deus fez-se para nós o Caminho (Cf. Jo 14,6; 1Tm 4,12),
que nosso bem-aventurado pai Francisco, que o amou e seguiu de verdade,
nos mostrou e ensinou por palavra e exemplo.”
(TestC 5)


Do dia 01 a 03 de maio de 2009, no Centro de Pastoral Paulo VI em Teresina-PI, aconteceu o Estudo das Fontes Francisclarianas, assessorado por Frei Bernardo Brandão – OFM, de Bacabal-MA. O encontro iniciou com o jantar e em seguida tivemos a Celebração Eucarística presidida por Frei Heriberto Rembecki e concelebrada por Frei Bernardo Brandão.

Contamos com a presença de 60 pessoas, dentre elas: vocacionados, Jufristas, OFS (Ordem Franciscana Secular) de Barras, Campo Maior, José de Freitas, União, Piripiri e Teresina, Religiosas, Religiosos da OFM (Ordem Franciscana Menor) e OFM-CAP (Ordem Franciscana Menor Capuchinhos). Apesar de toda a chuva, os/as participantes foram fiéis e pontuais, tudo ocorreu muito bem. O assessor Frei Bernardo Brandão transmitiu o conteúdo de forma clara, fez uma breve retrospectiva da história da FFB, dando o profundo sentido de sermos uma Família que tem o Carisma Francisclariano dentro do contexto brasileiro e por isso somos chamados a viver fraternalmente como o próprio Cristo nos ensinou. Falou dos três grandes momentos da FFB, o CEFEPAL (Centro de Estudo Franciscano e Pastoral para a América Latina), o carisma da FFB, os 800 anos do Nascimento do Carisma Francisclariano de 1208 a 2008. Nesta perspectiva nos apresentou ferramentas para estudar as Fontes Francisclarianas, mostrando-nos que entre várias virtudes, algumas são fundamentais para um recomeço: Voltar as Fontes com os olhos da Fé e do Amor; O dom do Serviço como atividade em prol da Pregação; A Redescoberta da Vida Missionária Universal; O dom da Liderança e o Reconhecimento de Francisco como um homem do Futuro. Segundo a carta do Ministro Geral do Frades Menores Frei Celso Márcio Teixeira, ofm, é preciso recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abrir-se ao futuro com confiança, assim, o convite é para que em primeiro lugar haja um retorno crítico às origens tanto em nível teórico como prático, Ler o presente à luz das origens e inaugurar o futuro já. Pois o importante agora é fazer valer a nossa história, é continuar cultivando este carisma para que os frutos se multipliquem e se espalhem em todo Brasil e Mundo.
Sentimos o estudo como um aperitivo para continuarmos aprofundando e contemplando a beleza das Fontes Francisclarianas Riquíssimas que temos em nosso meio. A Família Franciscana do Regional Piauí agradece o comparecimento de cada pessoa e se coloca a serviço para que nossa família cresça em todas as dimensões. Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco e que amor que nos chamou a vida nos ilumine, proteja e guarde, hoje e sempre. Amém!



Ir. Gisele Rodrigues da Silva
(Secretária da FFB-Regional/PI)

Nenhum comentário:



Notícias - Juventude Franciscana