segunda-feira, 24 de maio de 2010

Realizado a 1ª Etapa do Projeto Formação em Missão - Distrito Piauí

Para ver mais fotos clique aqui!

Nos dias 14 a 16 de Maio foi realizado na cidade de Parnaíba a 1ª Etapa do projeto "Formação em Missão" do Regional Nordeste A2 (CE/PI). Além do encontro do Projeto aconteceram também paralelamente mais dois encontros: um para Subsecretaria de Infância, Micro e Mini Franciscanos e outro para Animadores Fraternos. Foram trabalhados nos encontros do Projeto temas voltados para diversos eixos de Formação.
Na Formação Humana com o Formador o irmão Wanley, Subsecretário Regional de Formação, foram realizados três momentos: sensibilidade, realidade e ação; Sensibilidade: Fazer com que o jovem entre em uma reflexão a respeito do seu eu pessoal. Realidade: Qual o papel e a importância do jovem em sua comunidade. Ação: O que o jovem pode fazer para trabalhar em sua realidade.
Para a Formação Cristã com a Formadora a irmã Ana Neuza, Subsecretária Regional de Ação Evangelizadora, foram usadas para reflexão e discussão a Passagem Bíblica Jo 4, 1-38 que fala sobre o modo de evangelização e missão de Jesus e os artigos de Puebla 1186, Medellín d.15, nº 10. Foi feita também uma reflexão sobre a Juventude x Igreja com as seguintes afirmações: A Igreja confia nos jovens. São para ela sua esperança. A Igreja vê na juventude da América Latina um verdadeiro potencial para o presente e o futuro de sua evangelização. A formação foi finalizada com um artigo “São Francisco e a Igreja”.
Para a Formação Sócio-Politico-Ambiental com o Formador o irmão Marcus Vinícius, Subsecretário Regional de DHJUPIC, usou para reflexão e discussão a Passagem Bíblica Mt 10, 1 – 15 e os Escritos de São Francisco de Assis (Tomás de Celano – Livro 1 – Cap. 9 – 22) concluindo com o texto “São Francisco e o Amor a Missão”. Dando continuidade a formação falou da Estrutura de um Projeto Social, e separou os participantes para estudo em grupo com os seguintes temas: Justiça e Paz (Texto “O Cristão e a Justiça”); Política (Texto “O Franciscano e a Consciência Política”); Ecologia (Texto “O Cristão e a Ecologia”). Concluiu com a discussão em Grupo para a Elaboração de Proposta de um Projeto.
Pedimos a Deus que depois dessa primeira etapa do projeto cumprida as fraternidades locais possam dar continuidade aos seus projetos, sempre contando com todo apoio da Equipe de Formação do Regional NE A2.

Nenhum comentário:



Notícias - Juventude Franciscana