O AMOR É O COMPROMISSO CLARIANO
A vida de Santa clara está ligada de tal maneira á de São Francisco, que não se pode falar do santo de Assis, sem falar dela.
Clara, que foi “clara no nome, mais clara na vida e claríssima pelos costumes” nasceu em Assis em 11 de junho de 1194.
Muito antes de Francisco enxergar o mundo com olhos de Cristo, Clara de Assis era nobre de coração, gentil e pura para ajudar quem precisava. Quando Francisco assumiu radicalmente o amor pela pobreza, Clara que já tinha admiração pelo jovem nobre se sentiu emocionada ao reencontra-lo. Logo depois do encontro com o frade a jovem bela decidiu seguir Francisco para provar da experiência de cristo pobre.
Em 1212, na Porciúncula, apareceu a nova ordem, Damas da Pobreza, hoje em dia ordem das Clarissa. Quando lemos os escritos de são Francisco ou outros livros que falam sobre a vida do santo, percebemos que Santa Clara esta presente singelamente em momentos importantes, sempre encontrado Francisco, o confortado, refletindo sobre o amor, pobreza e conflitos pessoais.
Clara queria realmente sentir a pobreza de cristo, aprender, absorver, entrar no profundo espírito de amor. Esta entrega de Clara é totalmente o exemplo de Maria, Clara queria se doar, dizer sim e amar, com um amor sublime, seguindo os exemplos da mãe de cristo, exemplos de dedicação para seu filho e amando Deus.
Temos consciência de que Clara e Francisco de Assis se tomaram referencia não só para as nossas ordens, mais para todo o mundo em que há o respeito pela vida independente de religião, continente e política. Por que afirmamos isso com convicção? Porque sabemos que o exemplo de vida que os dois deram foi realmente forte, tudo isso nos leva a questionar sobre o que estamos fazendo para sermos um pouco esse exemplo?
Eu já ouvi muita gente dizendo, “Na época foi fácil para Francisco e clara, pois as coisas hoje em dia estão mais difíceis”. Pessoalmente acho que não! E só lembrarmos vários de fatores: Na época tinha a santa inquisição que os próprios parentes de Francisco e Clara que não aceitavam a vida de profunda dedicação a pobreza, tentaram jogar contra a ordem. As guerras assolavam muitas regiões ate mesmo em Assis e junto trazia as doenças. Os nobres viam os jovens pobres de Assis como uma derrota na guerra e na força política da região.. A comida era escassa e na sua maioria com péssimas condições de higiene.
Temos que refletir hoje e sempre sobre Clara e seu papel importante na vida de Francisco e de toda a ordem, pois ela e exemplo de serviço, humildade, fraternidade, oração e pobreza
Reflexão:
Como você acha que Clara e Francisco iria tratar você se tivesse convivendo com eles?
Você tem condições para servir da mesma forma que Clara?
Você costuma perguntar para o seu irmão como foi a semana ou se esta tudo bem?
É importante saber como é a vida o dia a dia de seu irmão?
Há uma convivência fora das reuniões?
Francisco Wanley Gomes de Olivera
Subsecretário de Formação Regional
Nordeste A2 (CE/PI)
Subsecretário de Formação Regional
Nordeste A2 (CE/PI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário