quinta-feira, 5 de junho de 2008

Acorda Mundo - 05 de Junho Dia do Meio Ambiente


Caríssimos (as) irmãos (as) da Juventude Franciscana do Brasil,

Paz e Bem!

Vem se aproximando o Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia (5 de junho) e mais uma vez estamos diante de um caos mundial. Tempestades e furacões manifestam o poder da natureza e a revolta da mesma pelos descuidos gerados por nós seres humanos. Somos seres que nos dizemos racionais, mas jogamos nosso lixo na água que bebemos, poluímos o ar que respiramos e não usamos conscientemente o que nos foi dado por Deus. Será que isso é racionalidade?

Moramos em um país que possui uma diversidade ecológica muito vasta. Chegamos a ponto de nossa Ministra do Meio Ambiente pedir demissão do cargo por não conseguir motivar os seus companheiros ministros a uma política de expansão econômica sustentável. É revoltante ver que nossos políticos querem evoluir a todo custo. Não notam que não adianta evoluir se ao final não teremos nada o que comemorar.

Peçamos todos os dias a Deus para que possamos ser realmente os instrumentos de vossa Paz. Que possamos a cada dia levar o amor que nosso pai Seráfico tinha com a natureza. São Francisco tratava cada ser vivo, desde a árvore ao inseto, com um irmão. Se cuidássemos assim de nossa natureza, como uma irmã, não faríamos mal a mesma. O Respeito a todas as criaturas deve existir sempre, pois todas são obras de Deus. Pergunto então irmãos, qual a missão da vida de vocês?

Antes de responder pensem nos grandes nomes da Humanidade, Jesus Cristo, São Francisco, Gandhi, Betinho, Madre Tereza de Calcutá entre outros. A missão da vida desses nomes era viver e fazer com que os outros vivam. Todos os seres têm o direito à vida e às vezes esse direito é negado por nós seres “racionais”.

A resposta de missão de vida de cada um deve ser tida com muito amor no coração. Lembro irmãos também que este ano temos eleições e que uma maneira de resolver os problemas dos locais onde vivemos é escolher as pessoas corretas para representar o povo. Por isso escolham bem as pessoas que irão representar vocês e rezem para que estas não se corrompam por dinheiro.

Outra parte importante é a nossa: a de dar o exemplo como cristãos. Economizando água, separando o nosso lixo, usando o necessário, pois o extraordinário é demais. Assim levaremos a Paz e o Bem a todos que estarão ao nosso redor. E ao final, peçamos a Deus que nos fortaleça a cada dia para que consigamos continuar nossa missão de vida, qualquer que seja ela, e que a Paz de Nosso Senhor esteja sempre presente em nosso coração e em nossa mente.

Paz e Bem!

&

Viva à Vida!

Marcus Vinícius Pinheiro Lopes

Subsecretário Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Nenhum comentário:



Notícias - Juventude Franciscana