segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Campanha de Vacinação começa HOJE!


A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira e vai até 13 de maio. No período, devem ser imunizados idosos, indígenas, gestantes e crianças entre seis meses e menos de dois anos de idade (os dois grupos haviam sido incluídos excepcionalmente na vacinação contra o H1N1 no ano passado).
A secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, afirmou que a Secretaria Estadual de Saúde já fez a distribuição das dosagens suficientes para atender todo o publico alvo da campanha de vacinação contra três tipos de gripe.
Segundo ela, a distribuição da vacina começou a ser realizada ainda na semana passada, quando foram enviadas as doses para todos os municípios do sul do Estado.
“Priorizamos as regionais mais afastadas da capital para iniciar a distribuição. Mas todas as outras já receberam as dosagens”, afirma a coordenadora estadual de Imunização da Secretaria Estadual de , Doralice Lopes.
A regional Sul compreende as cidades de Uruçui, São Raimundo Nonato, Corrente, Bom Jesus, Valença e Paulista. Além desses, Amarante, Oeiras, Floriano, Fronteira e Picos também receberam os suprimentos.
A meta é que pouco mais de meio milhão de pessoas sejam vacinadas em todo o Piauí. O número inclui todos os profissionais envolvidos diretamente com serviço de Atenção à Saúde. Por determinação do Ministério da Saúde deverão ser vacinados médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, motoristas e recepcionistas, de setores públicos e privados.
A vacina protege contra três diferentes vírus de gripe: a Influenza H3N3 e Influenza B, mais identificados na gripe comum, e a Influenza H1N1. A 13ª Campanha Nacional de vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio, sendo que 30 de abril é considerado o “Dia D” para estimular a ida da população aos postos de imunização.
Cada pessoa deve tomar uma dose da vacina, com exceção das crianças, que têm que receber duas (a segunda 30 dias após a primeira).
A única contraindicação é para pessoas com alergia a ovo.

Nenhum comentário:



Notícias - Juventude Franciscana