segunda-feira, 11 de abril de 2011

Refletindo a Semana Santa

Venho por meio desta, chamá-los para juntos fazemos uma reflexão sobre a Semana Santa. Vamos relembrar, conhecer e meditar cada dia da “semana silenciosa”. Vivendo passo a passo os dias que antecederam a morte e a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.
Um hino do século 17 descreve não só a intenção da semana santa, mas toda a quaresma; “Cristo quero meditar no teu sofrimento, queiras tu iluminar o meu pensamento”. A semana santa deve ser vista dentro do “ciclo Páscoa” do ano litúrgico da igreja. Inicia na quarta-feira de cinzas (40 dias antes da Páscoa, excetuando-se os domingos) e termina 40 dias depois da Páscoa, na quinta-feira em que se comemora a Ascensão de Jesus Cristo.
A semana santa, bem como a quaresma, tem data variável: cada ano é diferente. O domingo de Páscoa cai no primeiro domingo depois da lua cheia após 20 de março, que é a data nominal do equinócio da primavera no hemisfério Norte. A partir da data de Páscoa fixam-se as demais datas dos dias anteriores e posteriores. Também o carnaval respeita esta antiga tradição: 40 dias antes da Páscoa inicia a Quaresma e, no dia imediatamente anterior ao inicio deste tempo, festeja-se o carnaval.
Quaresma – Os 40 dias foram estabelecidos no século VIII porque o numero 40 tem significado especial na Bíblia: lembra os 40 dias de Moises, do profeta Elias e de Jesus Cristo no deserto.
Quarta-feira de Cinzas – Nesse dia começa a quaresma, sempre numa quarta-feira. Seu nome origina-se do costume de fazer o sinal da cruz na testa com cinzas, como sinal e símbolo de penitencia, jejum e oração.
Ascensão – Quarenta dias depois do domingo da ressurreição termina o período de Páscoa, pois o livro de Atos relata que após a ressurreição Jesus apareceu “durante quarenta dias” aos discípulos e então subiu ao céu (Atos 1.1-11).
E assim seguem pequenos textos retratando e refletindo cada dia da semana santa. Levando-nos um melhor conhecimento da semana que tem algo tão especial que se diferencia dos demais dias. Onde no seu final se tem a maior festa da Igreja.
A todos os irmãos (ãs) um ótimo estudo e uma semana santa abençoada em sintonia com nosso Senhor Jesus Cristo.

Wesley Silva Soares
Subsecretário Nacional p/ Área Nordeste A
Subsecretário Fraterno Regional - Distrito Piauí

Nenhum comentário:



Notícias - Juventude Franciscana