sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jufrista em campanha para Doação de Sangue


Nas ultimas semanas os jufristas do Distrito Piauí iniciaram uma campanha para doação de sangue ao HEMOPI. Essa iniciativa é uma pequena forma de solidariedade ao próximo... Não é preciso que sejam imensas campanhas, nem fantásticas ideias e nem estupendas criações. Basta que seja um pouco da ajuda de cada um. E a campanha continua por tempo indeterminado. Quem ainda não fez doação e tem duvidas de como fazer segue aqui a dica:

POR QUE DOAR?

Neste exato momento, alguém precisa de sangue. É provável que você não saiba quem é, seu nome, onde mora. É certo que esta pessoa está precisando de você. Também é certo quem conhecemos é confortante, imagine quando doado para aquele que não conhecemos: é um ato de profundo humanismo e amor ao próximo.


Para amenizar a vida de muitos, a doação de sangue tem que ser um ato continuo, que envolva toda a sociedade. Ser um agente multiplicador requer conhecimentos específicos, para que cada um tenha consciência do real papel social em que está engajado. E o sofrimento, de conhecidos ou desconhecidos, seja reverto em saúde e vida.

Doar sangue é um ato responsável e, sobretudo, solidário. Responsável porque, na entrevista que antecede a doação, o doador já indica a qualidade do sangue, o que é c
onfirmado posteriormente. A solidariedade é uma virtude que já se manifesta quando o doador se dirige a um hemocentro. É o inicio de um processo que não se encerra na coleta do sangue, mas se prolonga quando até seis pessoas recebem os seus componentes ou derivados. Mais que doar sangue, o cidadão está doando vidas.

A partir de agora, você vai conhecer as principais informações referentes a doação de sangue, a doação de amor.

Veja como é simples:

1º Passo
Por meio de um documento com foto, é preenchida a ficha do doador, que ficará cadastrado no Hemocentro.


2º Passo
É coletada uma amostra de sangue para verificar a quantidade de hemácias, atestando se o candidato não esta anêmico.

3º Passo
Avaliação medica, onde é verificada a pressão arterial, peso, altura, temperatura e pulso. Também é feita uma entrevista individual, confidencial e sigilosa. O candidato não deve ficar constrangido, pois algumas perguntas de rotina serão feitas, como doenças que já teve e sobre comportamento sexual. Com as respostas, o medico avalia se o candidato está apto a doar o sangue.

4º Passo
A doação propriamente dita, que dura entre 5 e 10 minutos. Todo material usado na coleta é descartável e feito por um profissional de saúde. O sangue é coletado numa bolsa de plástico e estéril, que seguirá para o fracionamento, enquanto uma pequena amostra desse sangue seguira para exames laboratoriais obrigatórios. A liberação desse sangue se dará somente após os resultados dos exames, que também serão de conhecimento do doador.

5º Passo
Após a coleta, o doador deverá descansar por 15 minutos. Após o repouso, será fornecido um lanche leve, que auxilia na reidratação. Também será observado o comportamento do doador e verificado se o mesmo está bem. Um profissional de saúde acompanhará o doador durante todo o procedimento de doação de sangue.



Mais informações no site do HEMOPI: http://www.hemopi.pi.gov.br/

Nenhum comentário:



Notícias - Juventude Franciscana