O Encontro celebrativo pelos 40 anos de fundação da Juventude Franciscana (Jufra) terminou neste domingo (30), em Aparecida, com a celebração eucarística presidida pelo Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, no Santuário Nacional da Padroeira do Brasil. Participaram da celebração como concelebrantes o assistente nacional da Jufra, Frei Miguel da Cruz e o Definidor Frei Mário Luiz Tagliari, representando o governo da Província da Imaculada Conceição. Também estiveram presentes no encontro os assistentes locais da Ordem dos Frades Menores, dos Capuchinhos e Conventuais e religiosos e religiosas de todo o país. Na programação, os jovens fariam no domingo de manhã uma romaria de Guaratinguetá até o Santuário, mas como muitos jovens estavam ainda cansados das longas viagens, a direção nacional da Jufra resolveu cancelar a peregrinação.
Estiveram neste encontro cerca de 250 jovens de todas regiões do país (só faltou a região Norte). De 28 a 30, em Guaratinguetá, eles puderam celebrar e refletir sobre a sua presença dos jovens franciscanos na sociedade.
Dom Leonardo, na sua homilia, também deu o recado final a esses jovens. Ao refletir sobre o Evangelho deste domingo (Mt 23, 1-12), onde Jesus ensina que todos são irmãos, voltados para o serviço mútuo e reunidos em torno de Deus que é Pai, e de Jesus, que é o único líder e que veio para servir, Dom Leonardo acrescentou: "Todos podem nos abandonar, todos podem nos renegar, mas Deus não nos renegará. Deus não nos abandonará. Podemos até negá-lo, podemos até traí-lo, mas Ele não deixará de ser Pai". Segundo ele, o Evangelho é uma provocação a termos esse Deus próximo de nós.
E falando diretamente para os jovens franciscanos, disse: "Anunciem esse Deus! Foi esse que São Francisco anunciou. Não anunciou um Deus de poder, um Deus Todo-poderoso, não! Anunciou Jesus, o Menino de Belém, o Crucificado. Foi Esse que ele anunciou. Então, gritem, falem no mundo de hoje!", convocou.
Dom Leonardo lembrou que "São Francisco foi a jovialidade e a força de Deus, o menor que serve. Que vocês possam ser esta presença, essa força, a visibilização de Deus no mundo da violência, nesse mundo de drogas, mas também um mundo desejoso de uma vida transformada.
(A Jufra Piauí marcou presença)
Neste domingo, a última atividade dos jovens foi a elaboração de um documento final sobre o encontro.
A Jufra do Brasil hoje está presente em 22 estados brasileiros e é uma das maiores fraternidades da Jufra mundial. Atualmente, a Juventude Franciscana tem como secretário nacional Alex Bastos e está organizada em fraternidades de 3 níveis diferentes: local, regional e nacional. Em nível local, existem por todo o país aproximadamente 147 fraternidades e 90 fraternidades da infância, micro e míni-franciscanos (crianças e pré-adolescentes franciscanas), totalizando 237 fraternidades no Brasil.
Fonte: www.franciscanos.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário