quinta-feira, 14 de março de 2013

FORMAÇÃO DE FRATERNIDADES DE JUFRA EM PIRIPIRI/PI



No último domingo, a Equipe Distrital da Jufra do Piauí fez missão em Piripiri. Com a ajuda da OFS local, na pessoa da Irmã Maria do Carmo, foi possível a animação de mais de 90 jovens de diversas comunidades da cidade de Piripiri. O encontro deu inicio às 9h da manhã com a apresentação dos irmãos, bem como uma animação para entrosamento dos mesmos.
Logo em seguida, a Subsecretária Regional para o Distrito Piauí, Jéssica Lima, deu iniciou a sua fala explicando o objetivo do encontro. Após, explanou o que é JUFRA, onde estamos, como surgimos, quem somos, etc. E disponibilizou alguns vídeos de atividades da JUFRA, para marcar de fato o que vem a ser esse santo Carisma.
Na parte da tarde, o encontro tomou assunto com a Palestra do Irmão Ráurison Ribeiro, o Filho do Altíssimo, sobre o Protagonismo Jovem e a Campanha da Fraternidade. Em seguida, partilhamos juntos de um momento de animação. Já no final da tarde, foi feita a proposta para os irmãos que desejavam viver em Fraternidade. Após o sim de mais de 50 jovens, fez-se necessário a dividi-los em grupos, e foram ministradas duas Oficinas. Para os irmãos que não tinham certeza sobre o Carisma Franciscano: “Jovens, o que o Evangelho nos diz?”. Para os irmãos que disseram SIM ao chamado JUFRA: “O que é viver em Fraternidade?”.
Por existir jovens de comunidades distantes, e considerando o número grande de jovens que pretendem ser jufristas, foi possível a inicialização de 2 Fraternidades. Os jovens ficaram tão empolgados que já escolheram os nomes de suas Fraternidades antes mesmo da Fundação delas, são: Fraternidade São Francisco de Assis, que terá como sede o Santuário São Francisco de Assis, no Bairro São João, e Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos, tendo como sede a Comunidade Santa Rita, ambas pertencentes a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Piripiri. Finalizamos o dia, partilhando de nossas experiências e alegrias de ser Jufrista.
Ressalto, a minha felicidade! Uma vez que, durante muito tempo, a possibilidade de termos uma Juventude Franciscana em Piripiri, se tornou inviável. Hoje, temos em si, que o propósito de Deus era muito maior que o nosso e por isso veio no Seu tempo certo!

Agradecemos, de coração, todos os irmãos da Jufra Morada Nova e Jufra Parque Antártica, que se disponibilizaram e fizeram a diferença nessa promoção, especialmente a Irmã Cleres (Mínimas Franciscanas), Assistente Espiritual da Jufra Pq. Antártica. Outrossim, a Irmã Maria do Carmo, pelo seu incentivo, presteza e carinho, sem os quais, jamais teríamos êxito! Também ao Pároco Frei Fernandes, pela atenção e apoio de sempre.

Nosso Fraterno Abraço de Paz e Bem
a todos os irmãos e irmãs da Família Franciscana!

Teresina/PI, 11 de março de 2013.

Jéssica Lima, JUFRA
Subsec. Nacional de  Comunicação Social, Escrituração e Arquivo
Assessora Nacional de Finanças
Subsec. Regional para o Distrito Piauí - NEA2 CE/PI
Fraternidade Imaculada Conceição – Teresina/PI

Nenhum comentário:



Notícias - Juventude Franciscana