segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


“Neste lugar tenebroso, os santos brilham como as estrelas do firmamento. E como os calçados nos defendem os pés, assim os exemplos dos santos defendem as nossas almas tornando-nos capazes de esmagar as sugestões do demônio e as seduções do mundo.” (São Francisco de Assis)

Amados Irmãos e irmãs,
paz e Bem,

Motivados pelo espírito de unidade que a Jufra do Brasil nos faz aspirar, e em oração pelo Congresso Nacional da Jufra que se realizará em Santa Maria-RS, durante o período do Carnaval, tivemos a oportunidade de realizar a Peregrinação de Santa Rosa de Viterbo em algumas das nossas Fraternidades. Desde o dia 16 de janeiro, quando da sua chegada em Teresina-PI, muitas Igrejas tiveram o prazer de rezar sua Santa Missa com a presença da Santa Relíquia, de forma que a historia da nossa Padroeira fosse propagada não somente aos irmãos franciscanos! Essa peregrinação alcançou o significativo objetivo de aproximar o tempo de Santa Rosa e seus milagres ao nosso tempo, bem como marcar no rosto dos jufristas a alegria de ser FRANCISCANO NA JUVENTUDE! Fazer com que nós jufristas conheçamos melhor a vida de Rosa de Viterbo, é plantar boníssimas sementes na espera de colher os melhores frutos, imitadores do jeito franciscano de procurar a Deus! Finalizamos as Peregrinações, preenchidos pela certeza de que Deus é o autor de todos os encontros, e que todas as bênçãos que a Jufra PI está tendo é graça de sua bondade! Posto isto, divulgo um pequeno demonstrativo da Peregrinação em algumas Fraternidades do Piauí:


JUFRA PARQUE ANTÁRTICA – TERESINA/PI
FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
No dia 20 de janeiro, a Relíquia de Santa Rosa peregrinou até a JUFRA Parque Antártica. Iniciamos o dia com uma abençoada Adoração ao Santíssimo, conduzida pela nossa Irmã Cleres (Irmãs Mínimas do Sagrado Coração de Jesus Franciscanas - Assistente Espiritual da Jufra Parque Antártica). Em um momento muito celebrativo podemos conhecer mais de perto Santa Rosa e todas suas virtudes. Logo em seguida, formamos ciclos de estudo sobre variados temas: São Francisco, Santa Clara, Ordens Franciscanas, Organização e Diretrizes da Jufra. Finalizamos o dia de convívio com um delicioso almoço fraterno.

JUFRA MORADA NOVA – TERESINA/PI
FRATERNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO
No dia 26 de janeiro, foi a vez da JUFRA Morada Nova receber magnífica bênção. Como se tratava do primeiro encontro da Fraternidade no ano de 2013, a emoção tocou forte. Muitos irmãos puderam entregar todas as suas angustias, anseios, medos, sonhos nas mãos de Santa Rosa, e ali mesmo olhar com muito amor tudo que ela viveu. Iniciamos a noite com um momento espiritual onde o tema central foi “O que você viu da sua vida?” Momento espiritual reflexivo com o objetivo central de fazer os jufristas acordarem para o melhor de ser franciscano. Finalizamos a noite de convívio com um agradável lanche fraterno.

JUFRA CERÂMICA CIL – TERESINA/PI
FRATERNIDADE SANTA CLARA
No dia 27 de janeiro, cedinho da manhã, a JUFRA Morada Nova levou a Relíquia de Santa Rosa até a JUFRA Cerâmica Cil. Um encontro muito esperado, uma vez que essa é a Fraternidade mais antiga de Teresina, e com a graça de Deus vem se renovando em espírito e verdade, de forma que a entrega de novos jufristas ao Carisma é algo que marca! Iniciamos o dia com a celebração de acolhida da Relíquia. Com detalhes tivemos uma partilha sobre a vida de Santa Rosa de Viterbo e importância do jovem Franciscano tê-la como modelo. Recebemos a presença especial do Frei Gilberto (OFM – Assistente Espiritual da Jufra Cerâmica Cil), onde ele pode explanar a importância de estarmos em unidade, bem como a grande felicidade que sentia em ver tantos jovens franciscanos reunidos em nome de Deus. Em seguida, tivemos um momento de formação sobre os temas: Ordens Franciscanas, Organização e Diretrizes da Jufra. Infelizmente, terminamos o encontro com a notícia triste do desastre em Santa Maria. No instante em que soubemos, nossas energias positivas e orações se viraram às famílias necessitadas.


Força irmãos de Santa Maria!
A Jufra PI está em oração constante!

Nosso Fraterno Abraço de Paz e Bem
a todos os irmãos e irmãs da Família Franciscana!

Teresina/PI, 31 de janeiro de 2013.


Jéssica Maria de Lima Rocha
Subsecretária Regional para o Distrito Piauí - NEA2 CE/PI
Fraternidade Imaculada Conceição – Teresina/PI

Nenhum comentário:



Notícias - Juventude Franciscana